Qual a diferença entre o baldrame e a sapata?

Qual a diferença entre o baldrame e a sapata?

Resultado de imagem para baldrame
      Baldrame ou viga de fundação, é um tipo comum de fundação para pequenas edificações, considerada um tipo de fundação rasa. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo, que pode ter estrutura transversal tipo bloco, sem armadura transversal, dentro de uma pequena vala para receber pilares alinhados. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.
      Faça sempre a viga de no mínimo a espessura das paredes, se a parede for, por exemplo, de um tijolo, faça a viga de largura de um tijolo e meio. Se o terreno não for firme faça um alicerce ainda mais largo e aprofunde a vala de seu alicerce a mais de 40 cm de profundidade, até alcançar um terreno firme e que não contenha raízes de plantas.

SAPATA: é um elemento da fundação superficial dimensionado de modo que as tensões de tração resultantes resistam através de uma armadura disposta com essa finalidade, sendo produzido com concreto armado.
A fundação superficial é também chamada de fundação rasa ou direta. Sua definição se da como: “elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.” Quanto ao dimensionamento, as fundações superficiais devem ser definidas por meio de dimensionamento geométrico e de cálculo estrutural.
Observando que a sapata é armada apenas em sua parte inferior (onde há tração). Atentar para não confundir “sapata” com “bloco de fundação”. O “bloco de fundação” tem a função de unir estacas ou de resistir a esforços de flexão, diferente das “sapatas” que tem a função de transmitir os esforços gerados pela edificação para o solo. As sapatas isoladas são elementos que as suas forças de compressão Não depende do betão armado, mas depende do aço.
As sapatas são basicamente de quatro tipos: Sapata isolada, sapata corrida, sapata associada ou combinada e sapata alavancada.
  • Isolada: Transmite os esforços de um único pilar; pode ter diversas formas, pode ser retangular, quadrada, circular, etc..
  • Corrida: Sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento.
  • Associada: É a sapata comum a mais de um pilar, sendo também chamada sapata combinada ou conjunta. Transmitem solicitações de dois ou mais pilares não lineares e é utilizada como alternativa quando a distância entre duas ou mais sapatas é pequena.
  • Alavancada: É utilizada uma viga de equilíbrio para suportar as cargas do momento fletor gerado quando o centro de gravidade do pilar não coincide com o do bloco.
Tecnologia do Blogger.