Quatro
novos andares de estacionamento do terminal 2 estão sendo construídos
com BubbleDeck, tecnologia inovadora e sustentável para o RIOgaleão.
Com
investimento de R$ 57 milhões, a construção do Edifício Garagem do
Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, que ganhará quatro
novos pisos e mais de 2 mil novas vagas, conta com um sistema inovador e
sustentável. Com o objetivo de reduzir o peso próprio das lajes,
proporcionar mais agilidade e menor custo e impacto ambiental durante a
fase de construção, o RIOgaleão adotou a tecnologia BubbleDeck, que
utiliza as esferas de plástico no lugar do concreto que, neste caso, não
desempenha a função estrutural.
Dessa
forma, a quantidade de concreto utilizada na obra é 25% menor e as
lajes construídas, mais leves, porém com a mesma resistência de uma laje
maciça. As obras de melhoria da infraestrutura do aeroporto, que
incluem os novos andares de estacionamento, são de responsabilidade do
Consórcio Construtor Galeão, liderado pela Odebrecht Infraestrutura.
“O
sistema é composto por esferas de polipropileno (resinas termoplásticas
recicláveis), que reduzem a emissão de CO2, em média, em 46kg por m² de
laje construída, inseridas de forma uniforme entre duas telas de aço.
Esse processo traz velocidade na execução da laje e simplificação dos
materiais empregados, quando comparados com metodologias convencionais”,
destaca Pedro Moreira, diretor da Odebrecht Infraestrutura, responsável
pela obra. “E, além de ser um projeto sustentável, conta com processos
mais eficientes de produção. Com isso, diminuímos o risco de acidentes
de trabalho e tornamos mais eficaz a gestão da segurança dos agentes
envolvidos na atividade”, completa Moreira.
A
ideia de utilizar BubbleDeck no Edifício Garagem surgiu devido a
algumas particularidades da obra, que incluem os vãos médios de 16
metros entre os pilares e a redução no peso próprio do pavimento, além
da necessidade de realizar as atividades com os atuais andares de
estacionamento em operação. “Com esse cenário, tornou-se viável utilizar
um sistema pré-moldado, que reduz o volume de concreto aplicado e
permite alta produtividade na fase de execução”, explica o diretor da
obra.
A
nova tecnologia, utilizada pela primeira vez em um projeto de
infraestrutura aeroportuária no Brasil, substituirá o concreto por mais
de 180 mil esferas plásticas. As esferas são produzidas em
polipropileno, com diâmetro de 36 centímetros.
A
obra faz parte do investimento de R$ 2 bilhões do RIOgaleão, que serão
investidos até abril de 2016 para melhorias de infraestrutura. Até lá,
um novo píer ligado ao Terminal 2 estará construído, com 26 novas pontes
de embarque. A concessionária também investe na ampliação e otimização
dos estacionamentos, que terão sistemas inteligentes de localização de
vagas.
Com
a construção de quatro novos andares no prédio-garagem, serão
oferecidas mais 2.100 vagas. Além disso, novas câmeras de segurança
serão instaladas nos dois terminais e haverá um moderno centro de
comando e monitoramento integrado de todo o aeroporto. As instalações do
RIOgaleão Cargo, terminal de cargas da concessionária, também serão
adequadas. Até o fim da concessão, o investimento do RIOgaleão será de
R$ 5 bilhões.
De acordo com RIOgaleão.
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