Viga Baldrame

Viga Baldrame

 INTRODUÇÃO

E o processo construtivo que faz parte das fundações de uma obra, parte esta denominada de vigas baldrame e de extrema importância, pois se trata da viga onde toda a obra será locada, ou seja, seu layout demarcando-se sobre ela toda alvenaria. Contudo a viga baldrame desempenhará papel fundamental na estrutura onde, assim demonstraremos sua função na engenharia, de modo que fique claro, porque ela é feita, para que serve e onde é aplicada.



EMBASAMENTO TEÓRICO


Vigas Baldrames O objetivo central deste trabalho é o esclarecimento do tema viga baldrame para que possamos então depois da elaboração do trabalho enriquecer nosso conhecimento sobre mais uma etapa da parte de fundações. O objetivo específico deste trabalho destina-se mais especificamente a viga baldrame e nela nosso estudo mais aprofundado, objetivando de forma clara, rápida e sucinta a compreensão do leitor deste trabalho seja ele o público alvo para um futuro estudo e complementação do trabalho em meio de profissionais da construção civil ou acadêmico. Para (AZEREDO 1997, p.14), comenta que fundações são elementos estruturais destinados a transmitirão ao terreno as cargas de uma estrutura. Na viga baldrame parte da fundação pode ser executada em alguns casos de terrenos firmes e cargas pequenas, é possível utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, onde nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma cava com muito pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as paredes de uma construção, ou seja, a alvenaria, pilares e telhado e transferindo-a diretamente ao solo, a sapata, estaca, ou outro tipo de fundação que o projetista através de um estudo do solo verificará o que mais se encaixa de acordo com a obra de forma a visar segurança e economia na execução do projeto. No caso do baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado, construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. É mais empregada em casos de cargas leves como residências construídas sobre solo firme. O alicerce é a base que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados, etc.). Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes. Logo abaixo na figura 01 – Execução da viga baldrame demarcação do local e verificação do solo firme. Vamos demonstrar como ela é feita na grande maioria das obras.


  • Figura 01

Execução da viga baldrame demarcação do local e verificação do solo firme.
Na figura acima vemos uma vala em um solo firme, que logo após será executada os primeiros passos da fundação que em seguida, demonstraremos a execução do próximo passo.

Para um solo firme pode-se executar a viga baldrame sobre um concreto magro, ou seja, apóia em cima de uma fina camada de concreto, conforme demonstrada na figura 02


  • Figura 02
concreto magro de apoio do baldrame. O próximo passo é a montagem das formas, do baldrame e posterior inserção das armaduras e concretagem da mesma, passo demonstrado na figura 03 – formas, armaduras e concretagem da viga baldrame.




  • Figura 03 
 formas, armaduras e concretagem da viga baldrame.
Podemos dizer que nesta faze a impermeabilização da viga baldrame torna esta etapa uma das principais no quesito confiabilidade na execução da alvenaria posteriormente sem o problema de patologias na construção. Veremos na figura 04 – Impermeabilização da viga baldrame.


  • Figura 04
Impermeabilização da viga baldrame.
A impermeabilização é feita com inúmeros produtos para este fim encontrados em lojas de materiais de construção.



  • Outra questão bem importante é o conhecimento das normas que regem os seguimentos da construção que se aplicam as fundações:

NBR 6122 - Projeto e Execução de Fundações. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
NBR 6489 - Prova de Carga Direta Sobre Terreno de Fundação. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
NBR 6123 - Forças Devidas ao Vento em Edificações. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
NBR 8036 - Programação de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos para Fundações de Edifícios. ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
FONTE: INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – IFPR CAMPUS PALMAS
TRABALHO SOBRE VIGAS BALDRAME
Trabalho elaborado para obtenção de nota a critério de avaliação pela Professora Joyce, na disciplina de Materiais de Construção Civil II, do 4° Período do curso de Engenharia Civil.

Tecnologia do Blogger.