Engenheiros, escassos e pouco qualificados

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Engenheiros, escassos e pouco qualificados

         

Engenheiros, escassos e pouco qualificados



        Em nenhum outro setor da economia a escassez de profissionais qualificados é tão perceptível quanto na engenharia, nas suas mais diversas especializações. Estudos variados comprovam esse cenário e até o governo federal já diagnosticou essa realidade.
O Brasil possui seis engenheiros para cada grupo de 100 mil pessoas, de acordo com estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ideal, de acordo com a Finep, seriam pelo menos 25 por 100 mil habitantes, proporção verificada nos Estados Unidos e Japão.
O mesmo estudo da CNI, entidade que representa o setor produtivo nacional, diagnostica que dos 40 mil engenheiros que se diplomam anualmente no Brasil, mais da metade opta pela engenharia civil - a área que menos emprega tecnologia. Assim, setores como o petroleiro, de gás e biocombustível são os que mais sofrem com a escassez desses profissionais.
O problema é tamanho que a Vale possui, há mais de seis anos, o ‘Programa de Especialização Profissional’. Por meio de parcerias com universidades, a companhia qualifica jovens engenheiros – com até três anos de formados – nas áreas que possui maior demanda: mineração, ferrovia, porto e projetos. Em 2011, 120 profissionais passaram pelo programa, cujas aulas – com cunho acadêmico e visitas práticas às instalações – têm duração de três meses. De acordo com Maria Gurgel, diretora global de Recursos Humanos da Vale, esse número deve aumentar consideravelmente em 2012. “Não consigo precisar o número de engenheiros que passarão pelo programa. Isso depende das características de cada contratação, do currículo e das eventuais deficiências que identificarmos”, explica Gurgel, responsável por políticas de Recursos Humanos de uma das maiores empregadoras de engenheiros do Brasil, senão do mundo. Somente em 2012, serão contratados 800 desses profissionais pela companhia.
O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Jobson de Andrade, valida esse tipo de programa, já que “as empresas cumprem um importante papel nesse cenário”. Segundo ele, “é fundamental que as organizações privadas se aproximem das universidades, firmando convênios e parcerias. Além disso, é necessário investir em qualificação continuada de seus colaboradores, tornando-os cada vez melhor qualificados”, analisa Andrade, formado em engenharia civil.
A parceria da Vale com órgãos públicos se estende a um convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio da iniciativa, será publicado nos próximos meses edital para a oferta de 12 mil bolsas de iniciação científica destinadas a estudantes de graduação de engenharia, alunos do ensino médio (iniciação científica júnior) e a professores orientadores. Será investida na ação R$24 milhões, e se espera dobrar o número de bolsas hoje disponíveis (6 mil). Haverá oferta de bolsas em todo o país, preferencialmente em instituições das regiões Norte e Nordeste.


  • Países em desenvolvimento precisam de mais engenheiros

Por estarem realizando maior número de megaprojetos de infraestrutura, os países em desenvolvidos possuem maior demanda de engenheiros do que países que já possuem uma malha viária concluída, por exemplo. a realidade das estradas nacionais demandam maior cuidado e investimentos recorrentes, os quais geram maior gerenciamento e supervisão dos profissionais da engenharia. Este é apenas um exemplo. Mas a mesma realidade se estende para as ferrovias, portos, fábricas e edifícios por fazer. O Brasil tem apresentado índices de crescimento superiores à média mundial. Essa realidade funciona como um motor que impulsiona investimentos. As obras começam a sair do papel – e aí os engenheiros e técnicos de alto nível passam a ser os personagens principais entre os agentes econômicos.
Se a expansão da economia é um incentivador da demanda, o déficit de profissionais é um freio a esse processo. Levantamento do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) indica que o Brasil precisaria de 20 mil novos engenheiros por ano no país. Para agravar o problema, grandes obras tocadas pelo governo federal – PAC, do Programa Minha Casa, Minha Vida, do pré-sal, da Copa de Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 – concorrem com a iniciativa privada na contratação de profissionais de engenharia.
Hoje, a realidade é bem diferente. A perspectiva de emprego certo é, sem dúvida, um estímulo e tanto para renovar o interesse dos jovens brasileiros pelos cursos de engenharia.

  • Governo investe no aumento de vagas

O país percebeu que a profissão é essencial para o setor produtivo e, assim, o poder público começou a traçar políticas que dependem do conhecimento dos profissionais dessa área. “É fácil entender a carência de profissionais: demanda elevada de engenheiros versus alto índice de engenheiros fora do mercado de trabalho e baixo índice de formação”. A análise é do analisa o engenheiro civil José Tadeu da Silva, presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
Outro indicador do problema que tem sido para o país a ausência de engenheiros disponíveis no mercado, o governo se envolveu na questão e lançou, em 2011, o Pró-Engenharia. Elaborado por uma comissão de especialistas nomeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto prevê investimentos de R$ 1,3 bilhões.
O objetivo do projeto é ampliar o número de engenheiros formados no país – a partir de 2016 – e reduzir a taxa de evasão nos cursos de engenharia, outro problema apurado pelas instituições de ensino. Entre 2000 e 2009, o número de formandos de engenharia saltou de 22,8 mil para 47 mil. Apesar do crescimento, a participação de engenheiros no universo de formados caiu de 7% para menos de 6%. Como forma de comparação, na China, 35% dos formandos nas universidades são engenheiros; e na Coreia do Sul, 25%.
Para conseguir tais objetivos, se pretende centrar as ações no tripé: aumento do interesse dos estudantes do ensino médio pelas engenharias, diminuição da evasão do curso nas universidades e melhoria da formação de futuros profissionais na área.
Até o momento, no entanto, apesar de todos os indicadores de escassez de engenheiros, o Pró-Engenharia ainda não saiu do papel, devido à discussões políticas dentro do próprio governo federal.
Outro dado que demonstra o baixo interesse dos jovens pelas carreiras da engenharia é o número de vagas preenchidas nas escolas de engenharia no Brasil. Das 302 mil disponíveis, apenas 120 mil estão ocupadas, de acordo com levantamento do governo federal.
A Engenharia não é mais um curso de cinco anos. São cinco para se formar e depois são outros 35 em que você precisa ficar se atualizando para atender a realidade da demanda.

Vagas se multiplicam
Somente no Catho (www.catho.com.br), há quase cinco mil vagas para engenheiros, nas mais diversas áreas e níveis hierárquicos. Já no Curriculum (http://www.curriculum.com.br), são mais de seis mil. Em ambos os portais de emprego, trata-se de uma das três profissões com mais cargos disponíveis.

Formam-se poucos engenheiros
O Brasil perde na formação de novos engenheiros até mesmo de outros países, emergentes. Anualmente, graduam-se em engenharia 30 mil brasileiros. Na Coreia do Sul, 80. E na China, são 400 mil novos profissionais especializados em engenharia, todos os anos.
Além de poucos, o Brasil forma engenheiros em especialidades muito similares. Dados do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), demonstram esse quadro. Do total de profissionais registrados, 1.003.387, mais de 77% são formados em apenas quatro especialidades: técnico industrial (339.822, ou 33,87% do total), engenheiro civil (201.290, 20,06%), engenheiro eletricista (122.066, 12,16%) e engenheiro mecânico e metalurgia (109.788, 10,94%).
Com a concentração em poucas especialidades, o mercado fica ainda mais carente em outros nichos. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) diagnosticou que o Brasil precisa, especialmente, de engenheiros de minas, de petróleo e gás, navais e de computação.
Outro fator que favorece a carência de profissionais é a ausência de aprimoramento permanente, em curtos espaços de tempo. “O profissional que não tem uma atualização constante na sua área fica para trás. Então essa escassez de que se fala não é apenas resultado da falta de profissionais por si só, mas também do fato de que há profissionais que já não atendem a realidade atual da demanda”, afirma o presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), José Tadeu da Silva.

  • Não faltam engenheiros. Eles só estão em outras ocupações

Na discussão sobre a escassez ou não de engenheiros no mercado, o presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), Jobson de Andrade, acha que a real discussão é outra. “A meu ver, com base nos números que possuo, não faltam engenheiros no mercado de trabalho. Numericamente eles existem, eles só não são atuantes. Precisamos resgatá-los, demonstrando a eles que o mercado está aquecido e que a demanda por força de trabalho não é um movimento passageiro, e sim uma realidade que veio para ficar”, opina o engenheiro civil.
Para ele, o número de vagas de engenheiros nas faculdades atende à expansão do PIB nacional. “Precisamos requalificar os engenheiros que se formaram, principalmente nos anos 80, e torná-los aptos a atuar nas vagas existentes atualmente. Agindo assim, agregaremos maior valor aos nossos profissionais, ao mesmo tempo em que resolveremos a um dos principais gargalos: o gerenciamento e supervisão de nossos n projetos”, enfatiza.
Para Maria Gurgel, diretora global de Recursos Humanos da Vale, o problema não é o número de engenheiros no mercado, mas sim sua baixa qualificação. “Faltam ao Brasil engenheiros qualificados. Profissionais com esse perfil, infelizmente, estão em falta no mercado, o que dificulta e, muitas vezes, inviabiliza a realização de alguns projetos”, afirma.

FONTE=http://www.techoje.com.br

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